Jack White & Lazaretto

Lazaretto3

Uma das coisas que mais me chamou atenção nos últimos meses (e que eu não poderia deixar de falar) foi a produção e o lançamento do Lazaretto, último disco do Jack White.. Porque foi louco mesmo!

Primeiro: o White quebrou o recorde mundial do mais rápido lançamento de um single. De acordo com a Third Man Records, selo criado pelo Jack, o primeiro lote do single “Lazaretto”, feito especialmente para o Record Store Day (19 de abril), foi gravado, prensado, montado e disponibilizado ao público em 3 horas, 55 minutos e 21 segundos. Insano sim ou claro? O recorde anterior pertencia ao trio suíco de acordeões Vollgas Kompanie, que gravou seu disco “Live” (ao vivo, claro) em 15 de agosto de 2008 e o disponibilizou para o público no dia seguinte.

140420-jack-white-vert-1398030367

Tá, ok, agora vem o mais louco. O lançamento do vinil 12″ de Lazaretto! O disco conta com a seguinte tracklist:

Lado A
1. Three Women
2. Lazaretto
3. Temporary Ground
4. Would You Fight For My Love?
5. High Ball Stepper

Lado B
6. Just One Drink
7. Alone in My Home
8. That Black Bat Licorice
9. Entitlement
10. I Think I Found the Culprit
11. Want and Able

E o legal é que foi lançado num formato chamado ULTRA LP, que é recheado de peculiaridades: 2 faixas escondidas no SELO (sim!), uma em cada lado, uma em 45rpm, outra em 78rpm, o disco roda em 33rpm, ou seja, o disco tem três velocidades; o lado A toca de dentro pra fora; a dual-groove technology que consiste em uma música, duas introduções diferentes, uma elétrica e uma acústica, dependendo de onde se coloca a agulha; os dois lados terminam num lock gerando um loop (potencialmente) infinito, como já foi utilizado no Sgt. Peppers, além de um holograma de um anjo no lado A (na área entre o selo e as faixas) feito à mão pelo artista Tristan Duke. Tá bom? O vídeo abaixo ilustra melhor o que descrevi aqui.

E tem mais!

tumblr_n91qk5QHtR1qd8zg3o1_500

É, tem mais. O ultra LP do White quebrou o recorde do disco mais vendido nas primeiras semanas, vendendo 40,000 cópias e deixando pra trás o recorde do Pearl Jam que, em 1994, vendeu em torno de 33,000 cópias do seu Vitalogy!!

Estão aí alguns dos motivos pelos quais o Jack White é um dos grandes artistas e produtores do cenário musical, sempre se reinventando e dando tiros certeiros (no escuro). Ficamos no aguardo do que vem pela frente! Depois de tanta falação, fiquem com o clipe de Lazaretto.

Eu fico por aqui babando de vontade de ter um disco desses nas mãos. Até a próxima! 🙂

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s