Dia mundial do rock e 9 bandas nacionais pra se ouvir antes do dia 13

O dia 13 de Julho é conhecido como o Dia Mundial do Rock. A data celebra anualmente o Rock e foi escolhida em homenagem ao Live Aid, megaevento que aconteceu nesse dia em 1985. A celebração é uma referência a um desejo expressado por Phill Collins, participante do evento, que gostaria que aquele fosse considerado o “dia mundial do rock”. O evento também ficou conhecido por contar com grandes artistas do gênero, como Queen, Stones, Paul McCartney, David Bowie, entre outros.

Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Em resumo é o dia em que milhões de saudosistas do genêro e rockeiros inveterados passam o dia todo contando histórias, ouvindo clássicos e se deleitando com o nosso tão amado rock and roll.

MAAAS o foco aqui hoje é deixar nove bandas nacionais que vocês, caros amigos, precisam ouvir nesse dia, nesse mês. Na verdade, bandas que vocês precisam ouvir todo dia… Nessa lista estão bandas conhecidas e outras nem tanto assim (mas que cá entre nós, deveriam né?)

1- Supercombo;

Supercombo é uma banda brasileira de rock alternativo criada em 2007, na cidade de Vitória. Entre várias formações e ideias existentes, a Supercombo conta atualmente com Leonardo Ramos; Pedro Ramos; Carol Navarro; e Paulo Vaz.

Que a Supercombo é atualmente uma das melhores bandas pra se ouvir não há duvidas e nisso até mesmo o Paulo Vaz concorda, mas que tal tirar uns minutos pra conhecer algumas canções mais desconhecidas da banda? Abaixo fica o link de uma delas que ta na minha playlist e de lá não sairá tão cedo.

2 – Scalene;

Scalene é uma banda brasileira de Rock formada em Brasília no ano de 2009. Eles já lançaram 3 EPs, 3 álbuns de estúdio e 1 álbum ao vivo.  A banda participou da Segunda Temporada do reality show musical Superstar da Rede Globo, onde terminou como vice-campeã. A banda foi vencedora do Grammy Latino de Melhor álbum De Rock Em Língua Portuguesa de 2016 com o álbum Éter. Os integrantes da banda são: Gustavo Bertoni,
Tomas Bertoni, Lucas Furtado E Philipe Conde Nogueira.

Uma das representantes ativas do stoner rock e do metal nacional, a Scalene já mostrou a que veio de esta deixando a sua marca no cenario do rock nacional, segue o link de uma das minhas favoritas deles:

3 – Cartolas;

Cartolas é uma Banda brasileira, com influências de rock and roll, formada em 2003 na cidade de Canoas, no Rio Grande do Sul. A banda foi ganhadora do festival “Claro que é Rock” de 2005 e do Prêmio Açorianos de Música, o maior certame de música do Rio Grande do Sul, em 2007, na categoria melhor disco pop, tendo recebido três indicações para o prêmio, entre elas melhor instrumentista e melhor vocalista.

As letras da música da banda podem variar do sério ao sarcástico como é o caso de Cara de vilão e Que Diabos Tu Tem Dentro Da Cabeça?. Já realizou shows em São Paulo, Rio de Janeiro, Natal e pelo interior do RS. Em 2009 se apresentaram pela terceira vez no Planeta Atlântida o maior festival de música do sul do país.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Gaúchos, Irônicos, Irreverentes e talentosos, esses quatro adjetivos definem muito bem essa baita banda que se chama Cartolas, segue o som dos caras abaixo:

4 – Pública:

Pública é uma banda de rock formada em Porto Alegre no ano 2001 e radicada em SP.

Influenciada pela sonoridade de bandas clássicas e contemporâneas (sobretudo britânicas) como Beatles, Radiohead, The Smiths, Supergrass e Television, a banda só veio a lançar o primeiro álbum, Polaris, em 2006 pelo selo Mondo77. O álbum teve boa repercussão pela internet e a banda adquiriu certa visibilidade nacional ao ter 2 clipes (Bicicleta e Long Plays) veiculados na programação da MTV Brasil e ser indicada ao VMB 2007 na categoria Aposta MTV.

Uma das maiores bandas que saíram do RS, a Pública conquistou uma geração e levou muita gente a seus shows, ganhou prêmios e deixou seu nome no grande livro do rock brasileiro, segue o link de uma das músicas abaixo:

5 – Selvagens a Procura de Lei;

Selvagens à Procura de Lei (também chamada apenas de Selvagens, ou ainda SAPDL) é uma banda brasileira de rock formada em 2009 na cidade de Fortaleza, Ceará. Seus fãs também são conhecidos como “Mucambada”. O grupo apresenta uma influência do Rock Nacional dos anos 80, inspirando-se em bandas como Legião Urbana e outras da época, com letras e arranjos muito pertinentes. Também é possível associar à banda, certa influência do Indie Rock dos anos 200, como The Strokes e Arctic Monkeys. Lançaram em 2013 um álbum homônimo, que veio com o single “Brasileiro”, sua música de maior repercussão, e outras como “Mucambo Cafundó” e “Massarrara”.

Da região norte do país vem esses caras com uma qualidade incrível, letras críticas e uma sonoridade que nos lembra o melhor do indie e alternativo, segue o link de uma das que mais gosto deles abaixo:

Agora que tal algumas bandas que ainda não são conhecidas no cenário nacional, mas que também possuem qualidade ímpar?

 

6 – Anti-Heróis;

A Anti-Heróis começou no final de 2013 na cidade de Alegrete, no interior do Rio Grande do Sul, com a proposta de músicas autorais que mantém até hoje. Por passar por diversas formações acabou reunindo elementos musicais variados concentrando-se nos estilos Pop Rock, Reggae e Rap. Já participou de diversos eventos locais como o festival Fone Music, Feira do Livro e o Festival Alegretense da Canção. Formada por Gabriel Kiezlarek (Puro), Matheus Vieira(Emo), Juliano Santos (Taraguy), Tiago Cezar (Tuca), Raphael Hernadez (Galo).

Banda de grande qualidade tanto dos músicos quanto das suas letras, muitas canções autorais que com certeza ainda despertarão grande público, segue a baixo o primeiro single dos caras, que prometem muito som ainda por vir, segue o link abaixo:

 

 

7 – Segredo Original;

Segredo Original é uma banda alegretense de rock and roll que em 2013 gravou um dvd chamado tributo ao rock do Sul, com um som de qualidade, banda formada por grandes músicos, são eles; Arthur Dariano, Jhonny Ramos, Erico Felipeto, Guilherme Faraco, Kaká Duarte e Leandro Berb. segue abaixo o link de uma das canções apresentadas no DVD:

 

 

8 –  Leaf:

A Leaf surgiu com seu hard rock no fim de 2009, na cidade de Alegrete – RS. Desde então, a banda vem participando de festivais e fazendo shows pelo estado do Rio Grande do Sul, inclusive dividindo palco com grandes nomes do rock gaúcho. Em 2012, é lançada de forma independente a primeira demo da banda, chamada “Rock N’ Roll Thunder”. Composta por Igor Fogaça (guitarra e vocal), Rodrigo Ferreira (guitarra), Rafhael Jaques (bateria) e Kauê Vargas (baixo), a Leaf faz um hard rock que não tem medo de misturar ao estilo suas influências do heavy metal em algumas de suas passagens instrumentais. Os riffs pegajosos e o solos que mesclam ótima técnica e feeling são os principais artifícios utilizados pela banda pra fazer com que o ouvinte se prenda à audição de “Rock N’ Roll Thunder” (Fonte: Whiplash).

 

9 – Superguidis:

Superguidis foi uma banda brasileira de rock gaúcho que começou suas atividades em 2002 e teve seu fim anunciado em 2011. Foi considerado em 2010 um dos maiores expoentes da cena roqueira do Rio Grande do Sul.  Com um som voltado ao grunge e ao alternativo, a superguidis deixou muitos fãs orfãos do seu som sem igual, segue a baixo o link de uma das minhas favoritas;

 

E chegamos assim no fim desse post galera, ainda essa semana sai uma lista semelhante a essa, mas as indicações serão feitas pelo meu querido Kauê Sitó.

E mais uma notícia, no dia 13 estaremos disponibilizando uma playlist no Spotify com todas essas bandas que indicamos 🙂

 

(até logo e sorte sempre…)

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s