Garimpando discos na OLX

“Desapega, desapega, ó éle xis”. A musiquinha clássica volta e meia passa pela minha cabeça. A OLX, pra quem não conhece, é um site de compra e venda onde se encontra de tudo. No entanto, os produtos anunciados não são vendidos diretamente pelo site. Funciona, de certa forma, como uma página online de classificados. Levando em conta o slogan, já dá pra ter uma ideia de que o site é uma mão na roda quando você precisa vender aquele objeto que está só ocupando espaço na sua casa. Mas a OLX não é legal só pra quem vende, é ideal também pra quem gosta de garimpar! E, claro, pra quem gosta de discos.
Eu uso bastante a OLX, principalmente o aplicativo para Android (que funciona muito bem, diga-se de passagem). Já fui mais viciado, pesquisando discos 5, 6 vezes por dia,em qualquer tempo livre. Hoje sou um usuário mais moderado. Essa minha experiência com a plataforma me ensinou algumas coisas que compartilho agora:

1. A OLX NÃO VENDE E NÃO ENTREGA

As vendas são diretamente com o anunciante. Por isso, quando a esmola é demais, sempre desconfie.

2. Não faça depósitos antecipados para o vendedor

Essa é uma das dicas de segurança da própria página da OLX. E é bem óbvio, né? Opte sempre pelo mais seguro para não jogar dinheiro fora, uma vez que a OLX não se responsabiliza por possíveis golpes que possam acontecer. Desconfie até dos anúncios marcados com selo de profissional (PRO).

3. Combine a retirada/entrega, se possível, em um local movimentado e seguro

Eu sou muito precavido com relação a negociações com desconhecidos. Numa dessas, a pessoa nem é vendedor e quer te assaltar (Porto Alegre me deixou paranóico). Tudo é possível hoje em dia, né? Eu jamais iria a um bairro longe de casa por um disco, a não ser em uma situação muito bem planejada. Por via das dúvidas, marque a entrega em um shopping. Se for um bom vendedor, ele também vai curtir a ideia, principalmente por que o medo também bate do outro lado.

4. Saiba procurar

Agora sobre a pesquisa da OLX em si. Eu uso bastante o aplicativo, por isso as imagens que vou usar para ilustrar são prints do app. Na OLX você pode escolher o local onde você quer procurar, podendo filtrar por Estado, Região, Cidade e Bairros. Como eu (ainda) moro em Porto Alegre, deixo o filtro setado para Porto Alegre e região, como mostra a imagem abaixo:

Por razões evidentes, procurar discos nos anúncios de Porto Alegre traz muito mais resultados do que no interior do Estado. Então esse é um fator bom pra quem mora na Capital.

Com relação à busca específica de discos, tente usar diferentes palavras-chave. Note como uma busca por “lp” traz alguns resultados diferentes de uma busca por “vinil”:

5. Use o chat

Sempre use o chat para falar com o vendedor. Em alguns casos o vendedor disponibiliza o whatsapp, aproveite! Pergunte. Peça mais fotos. Se possível, peça um vídeo do produto.

A OLX é uma ótima ferramenta se bem usada. Já comprei muito através de anúncios publicados no site. Discos bons, bem cuidados e com preço ótimo (5, 10, 15 reais). E coisa boa: Nirvana, Smiths, New Order, Beatles (7 discos por 100 reais, incluindo o Sgt. Peppers!!!), Van Halen e por aí vai. Só fiquem ligados pois muita gente aproveita os desapegos da OLX para comprar e revender. Então, se encontrar uma raridade a preço de desapego, não perca tempo e feche negócio!

Bons garimpos!

See you guys next time,

Kauê Sitó

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s